O
Dragão Shaolin - Long
Quan
A origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista Tai Yuk Sin Si do Templo Wah Sa Toi.
Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung-Fú de toda a China, Tai Yuk conheceu o mestre de Hakka Kuen, Lan Yiu Kwai, que fazia demonstrações neste festival. Após a demonstração do mestre Lam, o monge Tai Yuk riu de seu Kung-Fú e lhe disse que o seu estilo era bonito mas não tinha uso pratico. O mestre Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Tai Yuk.
Impressionado, ele próprio o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Tai Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung-Fú, mestre Lan cai ao pés de Tai Yuk e pede que a aceite como seu discípulo.
Tai Yuk aceitou e começou a ensinar Lan Yiu Kwai que se tornou um dos "5 tigres de Cantão" e Tai Yuk ficou conhecido como o Mestre do Dragão.
A origem deste estilo enigmático é freqüentemente questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo monge Budista Tai Yuk Sin Si do Templo Wah Sa Toi.
Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha lutadores de Kung-Fú de toda a China, Tai Yuk conheceu o mestre de Hakka Kuen, Lan Yiu Kwai, que fazia demonstrações neste festival. Após a demonstração do mestre Lam, o monge Tai Yuk riu de seu Kung-Fú e lhe disse que o seu estilo era bonito mas não tinha uso pratico. O mestre Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de tocar Tai Yuk.
Impressionado, ele próprio o ataca e ordenou também que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta vez Tai Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante desta pura demonstração de Kung-Fú, mestre Lan cai ao pés de Tai Yuk e pede que a aceite como seu discípulo.
Tai Yuk aceitou e começou a ensinar Lan Yiu Kwai que se tornou um dos "5 tigres de Cantão" e Tai Yuk ficou conhecido como o Mestre do Dragão.
Lan Yiu Kwai
passou a transmitir o estilo do Dragão acoplado ao seu antigo estilo Hakka Kuen, e
levou este estilo ao publico, enquanto o Monge Tai Yuk
continuou á transmitir o estilo original nos templos Budistas de sua
época.
Monge Budista Tai Yuk Sin Si
do Templo Wah Sa Toi, um
dos primeiros monges á ensinar leigos (não-monges) o estilo do Dragão.
O Kung-Fú, estilo
Dragão, ensina aos praticantes a tirar a energia a partir da cintura e
manifestá-la por meio de suas mãos e pés, porque não depende do tamanho da
pessoa ou peso. É um estilo eficaz também para mulheres como forma de defesa
pessoal. Uma das marcas desse estilo é o conceito de que a energia do corpo é
mais eficiente quando usada em espiral, como um dragão que se encolhe e
desenrola para que os movimentos estejam interligados, provocando um fluxo
contínuo de energia, possibilitando a liberação de uma energia interna para uma
explosão externa, intensificando o poder dos golpes do dragão, sendo eficaz na
autodefesa, uma vez que as mãos e os pés estão em constante movimento, sem
deixar aberturas ou portas para o adversário. O estilo Dragão é famoso por suas
técnicas manuais, nas quais são utilizadas em alta velocidade as técnicas de
mão e braço, usando socos, ganchos, batidas com as palmas, garras, blocos com o
antebraço e cotoveladas, combinados com os movimentos do corpo em espiral por
meio de ataques em cadeia, liberando toda a energia do corpo projetada contra o
adversário.
O
praticante do estilo Dragão deve ter flexibilidade nos ombros e punhos, o peito
côncavo utilizado para proteger o corpo e abrindo para liberar uma força de
impulso, em conjunto com uma ação global de todo o corpo executando muitos
golpes com os antebraços como se eles fossem um martelo. Por isso, deve-se
praticar muito em boneco de madeira e outros materiais que preparem os
antebraços para serem fortes e destruírem (filosofia de dragão) tanto no ataque
como na defesa, sendo excelente para abrir a guarda dos adversários.
Os cotovelos sempre retornam na
posição de proteção das costelas, tornando mais fácil os bloqueios dos golpes
de ataque. No ataque utilizam golpes em sequência, onde uma mão e o antebraço
são utilizados de forma que quando uma está no ataque a outra já está pronta
para dar sequência ao golpe, não permitindo, por meio da posição fechada da
postura, levar contragolpes.
Nas técnicas de deslocamentos dos pés, utiliza a forma de Pek Pou. O praticante desloca a perna da frente a qual é acompanhada pela de trás, pressionando o adversário com uma aproximação rápida. Também utiliza a forma Ziguezague, com deslocamentos laterais para esquivar de golpes e contra golpear, surpreendendo o oponente por vários ângulos, com golpes fortes e velozes, que combinam técnicas macias e duras que pressionam o oponente com um ataque em cadeia até que ele reconheça a derrota, utilizando a filosofia do Yin e Yang na arte de lutar Kung-Fú (Yin sendo o movimento negativo que é utilizado para desviar a atenção ou abrir a guarda do adversário, para que no segundo momento entre o movimento Yang, o movimento positivo que atingirá o oponente com força total).
Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e pelo famoso "Mok Kiu" (entrelaçar os braços).
Nas técnicas de deslocamentos dos pés, utiliza a forma de Pek Pou. O praticante desloca a perna da frente a qual é acompanhada pela de trás, pressionando o adversário com uma aproximação rápida. Também utiliza a forma Ziguezague, com deslocamentos laterais para esquivar de golpes e contra golpear, surpreendendo o oponente por vários ângulos, com golpes fortes e velozes, que combinam técnicas macias e duras que pressionam o oponente com um ataque em cadeia até que ele reconheça a derrota, utilizando a filosofia do Yin e Yang na arte de lutar Kung-Fú (Yin sendo o movimento negativo que é utilizado para desviar a atenção ou abrir a guarda do adversário, para que no segundo momento entre o movimento Yang, o movimento positivo que atingirá o oponente com força total).
Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados e pelo famoso "Mok Kiu" (entrelaçar os braços).
Os segredos do poder e força do
estilo Dragão estão nos cinco elementos externos e nos cinco internos. Os cinco
elementos externos são: Ngan (olhos), Sun (mente), Sou (mão), Yiu
(quadril/cintura) e Ma (postura de cavalo). Os cinco
elementos internos são: Sun (espírito), Yee
(propósito), Ghi
(desempenho), Chi (força interna) e Gink
(força externa), em combinação com a respiração que imita o som do dragão que é
emitido durante o movimento concentrado, liberando a energia para obter o
máximo de força interna e externa, cuja inspiração é silenciosa e a expiração
realizada em maior parte pelo nariz e uma pequena parte pela boca (semiaberta),
com ênfase na contração abdominal.
Quando o praticante domina estes elementos, ele está apto a perceber e receber o incrível poder do Dragão.
Quando o praticante domina estes elementos, ele está apto a perceber e receber o incrível poder do Dragão.
Principais Técnicas
de Dragão no estilo Shaolin
Sul e Norte:
Shaolin Long Quan
(Dragão de Shaolin), Siulam Lung Kuen
(Dragão do Sul), Lung Ying Jing Chun
(Punhos na Forma do Dragão Classico), Lung Ji Mo Kiu
(Dragão se Esfregando na Ponte), Qing Long Tan Hai
(Dragão Azul Explorando o Mar), Long Bai Wei
(Dragão Balança a Cauda), Fen Hong Long
(Dragão Vermelho Irado), Lu Long Quan
(Punhos do Dragão Verde), Long Qi Tian
(Dragão Subindo aos Céus), Fei Long Quan
(Dragão Voador), Lao Long Quan
(Punhos do Dragão Antigo), Yun Bai Long
(Dragão Branco nas Nuvens), Yi Bai Ling Ba Long Quan
(Punhos dos 108 Dragões), Shen Long Quan
(Dragão Sagrado), Hei Long Quan
(Punhos do Dragão Negro).
O Dragão Shaolin no Brasil:
No Brasil, o estilo Dragão Shaolin teve início em meados dos anos 1960, com a chegada de imigrantes chineses, sendo que o portador do estilo se chamava Qiu 邱, da família Lòng e residia em uma pequena casa na Rua Galvão Bueno no Bairro da Liberdade, região Central de São Paulo. Tais ensinamentos foram passados para sete pessoas, dentre elas, Mestre Cássio Xavier da Silva que da linhagem dos sete discípulos foi o único que continuou a praticar o estilo e se dedicou por longos anos divulgando o Kung-Fú no Brasil e na América.
Durante sua jornada, o Mestre Cássio Xavier da Silva formou Sete professores faixas-preta, teve milhares de alunos e esteve envolvido diretamente com o cenário mundial das artes marciais participando de diversas entidades credenciadas e reconhecidas mundialmente. Depois do seu falecimento em Junho de 2014, os sete discípulos continuam sua jornada, sendo eles na seguinte ordem: Benedito Emboaba, Anderson Américo Roque, Carlos Eduardo de Carvalho Dias, Mário Tomas Maielle, Alcides Uchoa Lima, Rogério Alves Oliveira e Rodrigo José Jascinto. Sendo que dos sete professores, dois continuam na ativa na dianteira da Associação Amadeu's de Artes Marciais: Alcides Uchoa Lima e Rogério Alves Oliveira.
Sistema de Graduação no Estilo Dragão Shaolin no Brasil
No Brasil, o estilo Dragão Shaolin teve início em meados dos anos 1960, com a chegada de imigrantes chineses, sendo que o portador do estilo se chamava Qiu 邱, da família Lòng e residia em uma pequena casa na Rua Galvão Bueno no Bairro da Liberdade, região Central de São Paulo. Tais ensinamentos foram passados para sete pessoas, dentre elas, Mestre Cássio Xavier da Silva que da linhagem dos sete discípulos foi o único que continuou a praticar o estilo e se dedicou por longos anos divulgando o Kung-Fú no Brasil e na América.
Durante sua jornada, o Mestre Cássio Xavier da Silva formou Sete professores faixas-preta, teve milhares de alunos e esteve envolvido diretamente com o cenário mundial das artes marciais participando de diversas entidades credenciadas e reconhecidas mundialmente. Depois do seu falecimento em Junho de 2014, os sete discípulos continuam sua jornada, sendo eles na seguinte ordem: Benedito Emboaba, Anderson Américo Roque, Carlos Eduardo de Carvalho Dias, Mário Tomas Maielle, Alcides Uchoa Lima, Rogério Alves Oliveira e Rodrigo José Jascinto. Sendo que dos sete professores, dois continuam na ativa na dianteira da Associação Amadeu's de Artes Marciais: Alcides Uchoa Lima e Rogério Alves Oliveira.
Sistema de Graduação no Estilo Dragão Shaolin no Brasil
Originalmente, o Kung-Fú na China não é organizado por sistemas de faixas ou graduações, mas por tempo de serviço / treino. Lá, o aluno iniciava seus estudos sem faixa, depois de um longo período de estudos recebia uma faixa na cor vermelha e somente depois de anos de experiência, recebia-se a faixa preta. A faixa nada mais é do que uma espécie de cinturão (pano amarrado na cintura) para segurar a calça para não cair. Claro que com a migração das artes marciais para o ocidente, principalmente na América, criou-se um mito em relação a simbologia da faixa. No entanto, para se adequar ao sistema apresentado pelas demais artes marciais (karatê, Judô, Jiu Jitsu, Taekwondo, Hapkido) que distribuiu todas as suas técnicas em fases ou níveis para melhor compreensão do ocidental praticante, o Kung-Fú em cada estilo desenvolveu seu próprio sistema de faixas. O sistema desenvolvido e deixado pelo Mestre Cássio Xavier é o que é seguido pela Associação Amadeu's de Artes Marciais, Cultura, Esportes e Congeneres é o demonstrado na imagem abaixo:
Na Associação Amadeu's de Artes Marciais adota-se este sistema, porém, cada professor discípulo do Mestre Cássio tem o seu próprio sistema aplicado em suas respectivas escolas. No entanto, a Matriz Curricular que define o Estilo Dragão Shaolin é um padrão seguido por todos eles, independente do sistema de faixas ser igual ou não.
Sistema de Uniformes no Estilo Dragão Shaolin no Brasil
Não existe um uniforme único para práticas do Kung-Fú, pois o uniforme (Zhìfú 制服) ou Ifú, é uma roupa típica tradicional da China. Cada escola adota suas cores de acordo com suas raízes. Em geral, os uniformes são de cor Preto, com detalhes em vermelho ou amarelo. Tem escolas que adotam o branco, o azul, ou até mesmo o marrom. No caso de competições de Wushu Moderno ou estilos tradicionais (norte - sul), os uniformes são bem coloridos com estampas de tigres ou dragões, ou animais que simbolizam o próprio estilo apresentado pelo praticante. Já no templo Shaolin, os monges utilizam uniformes inspirados na cultura budista, separando as diversas classes de estudantes por cor. Já nos templos taoistas, os uniformes se assemelham aos dos monges de Shaolin, só que com cores pastéis, geralmente azul.
Na Associação Amadeu's de Artes Marciais, adotamos o modelo abaixo para alinharmos um padrão dentro de nossa escola:
Vale destacar que, este modelo de uniforme é exclusivo da Associação Amadeu's de Artes Marciais.
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